Aprender a ouvir...

Muitas vezes nas minhas atuações como DJ e/ou Técnico-Operador de Mesa de Som acabo a noite ouvindo elogios do público em geral e, principalmente, das bandas com quem tenho a oportunidade de trabalhar. E é óbvio que também ouço críticas. É meio que lugar comum dizer que são elas que nos fazem crescer, mas isso tem um grande fundo de verdade. No meu caso não foram só as críticas em si que me fizeram crescer. Só o fato de ouvi-las e aceitá-las já foi um grande aprendizado para mim. As primeiras eram bem mais difíceis de serem digeridas e, admito, ainda estou um tanto distante de poder dizer que gosto mais das críticas que dos elogios. Mas posso dizer que cada vez mais tenho conseguido transformar as críticas em crescimento.

Meus conhecimentos de música, áudio e sonorização vieram exclusivamente da experiência (para isso o Dr. Jekyll foi uma excelente escola, principalmente por me fazer aprender a trabalhar diante de adversidades). Claro que recorro a manuais, livros e sites sempre que preciso, mas sou um operador por "feeling", sem nenhum curso técnico. E aprender a ouvir foi o mais importante. Preciso estar de ouvidos abertos antes, durante e depois de qualquer show.

Não sou de ouvir críticas calado - a grande maioria delas rende, no mínimo, uma resposta. E as mais construtivas podem acabar resultando em grandes diálogos. Já para os elogios tenho quase que uma resposta pronta: "A qualidade dos músicos sempre ajuda muito. Um operador de som pode até estragar uma banda boa mas não tem o super-poder de salvar uma banda ruim."
E bandas boas normalmente também sabem ouvir - principalmente o operador de som.

Nenhum comentário:

Postagens anteriores

Agenda

Nada no momento...
Quando tiver alguma coisa eu aviso...