Nascido na época certa...

Volta e meia me deparo com alguém proferindo a seguinte frase: "Nasci na época errada!", principalmente em conversas sobre música (assunto mais que constante nos meus diálogos por aí). E eu sempre respondo do mesmo jeito: Eu não... Eu nasci na época certa... Pelo menos em se tratando de música...

Se eu tivesse nascido em qualquer outra época eu não seria quem eu sou hoje... mas isso é uma resposta filosófica abrangente demais... Então eu explico:
Tendo a idade que eu tenho hoje (30) eu posso ouvir tudo de bom que foi feito em todas as épocas anteriores, e ainda sou capaz de ouvir as novidades sem preconceitos. Música boa e/ou ruim se encontra em todo e qualquer estilo ou época. Sem contar que a análise entre o bom e o ruim passa por cada cérebro de maneira diferente.

Eu mesmo não me considero uma pessoa eclética - isso é uma auto-definição perigosa demais onde pessoas sem personalidade se escondem. Apesar de eu sempre deixar bem claro minha predileção pelo rock, sempre é preciso admitir que não é SÓ rock. E também não é qualquer coisa - rock ou não. Mas eu já estou fugindo do assunto do título... outra hora eu filosofo sobre o tal "ecletismo".

Mas pensem comigo (estou sendo otimista ao usar o verbo no plural esperando que, no mínimo, duas pessoas venham a ler isso): Se eu tivesse nascido no interior do rio grande do sul lá pelos anos 40, o que me faria ter 20 na década de 60 e 30 na década de 70 eu até poderia ter acesso a Elvis e aos Beatles, por exemplo, mas não como eu tenho hoje - e dificilmente eu conheceria coisas como Kinks, Animals, The Guess Who, Dave Clark Five, Jeferson Airplane, Procol Harum, etc. Ou se eu tivesse nascido na mesma época em Nova Iorque provavelmente eu não conheceria TNT, Cascavelettes, Walverdes e a Pata de Elefante. Eu podia muito bem ser jovem na década de 70 e ser progressivo, hippie, punk, glam/glitter ou usar boca de sino dançando os embalos de sábado à noite, mas imaginem quanta coisa boa eu estaria perdendo.

Hoje eu tenho a Internet que me permite, por exemplo, saber quem estava como número 1 nas paradas dos Estados Unidos e Inglaterra desde a década de 50. E eu posso fazer download das músicas e ouvir quantas vezes eu quiser. E ainda posso ficar conhecendo música de todas as partes do mundo e de todos os tempos. Hoje eu posso ser s.r.d. sem problemas...

Tendo consciência disso... pq eu iria querer ser de outro tempo?
Talvez o mais importante, agora, seja ter os ouvidos abertos para o que vier de novo por aí... mesmo que seja só para perceber as influências do que já foi feito.

Nenhum comentário:

Postagens anteriores

Agenda

Nada no momento...
Quando tiver alguma coisa eu aviso...